Proteção das mãos: Dicas para escolher luvas certas – sempre!

Por que, com a disponibilidade de equipamento de proteção pessoal e treinamento, as lesões nas mãos continuam sendo a segunda lesão mais comum relacionada ao trabalho?

As luvas protegem as mãos de lesões. Por tanto, podemos que concluir que, se todos os trabalhadores, desde médicos até industriais entre outros, simplesmente usassem luvas, então mais de 1 milhão de visitas hospitalares de emergência por trabalhadores anualmente poderiam ser evitadas.
Os trabalhadores estão usando luvas? Eles estão usando as luvas erradas? E em caso afirmativo, como eles sabem? Infelizmente, não há resposta fácil para estas questões.
Luva de Epi

Nos segmentos industriais e profissionais, igualmente, trabalhadores exigem luvas que proporcionam vários graus de proteção. Por exemplo, um trabalhador pode precisar de uma luva que não só é resistente ao calor, mas também é resistente a produtos químicos. Além disso, os trabalhadores exigem que luvas não só protejam os dedos e as mãos, mas proporcionem também uma boa performance no desempenho das tarefas solicitadas. Tendo em vista estas exigências, como escolher a luva certa para cada tipo de trabalho?

Em uma tentativa de educar e esclarecer as diferentes opções de luvas disponíveis, pense neste artigo como um guia prático para a proteção das mãos. Use esta informação para fazer as perguntas certas ao seu fornecedor de luvas para garantir que você e seus funcionários obtenham as melhores luvas para segurança, desempenho e performance.

Luvas revestidas

As luvas resistentes a químicos ou líquidos são, essencialmente, luvas revestidas. Para serem considerados a prova de químicos ou líquidos ou somente resistentes contra químicos e líquido, as luvas devem ser totalmente revestidas. Como uma luva revestida, elas podem ser fabricadas com ou sem um forro. As Luvas podem ter uma variedade de forros de tecido que adicionam ao conforto e ajuste a “pegada” das luvas. A chave com luvas revestidas é certificar-se de que o revestimento de luva que você escolheu, oferece proteção aos tipos de produtos químicos que estão presentes na atividade onde as luvas serão utilizadas. Entre os revestimentos mais comuns estão: borracha de látex, borracha nitrílica, poliuretano, PVC e neoprene. Outros revestimentos menos comuns que também são utilizados incluem PVA, butilo ou Viton.

Borracha de látex é uma luva de baixa tecnologia, porém, muito útil. Embora seja à prova d'água, ela irá estufar – ou transformar-se em bolha - quando em contato com produtos à base de petróleo. A natureza do látex permite que as luvas sejam fabricadas com uma textura enrugada ou exagerada para aumentar a superfície de contato, facilitando agarrar, prender ou simplesmente segurar objetos. E porque são baratas, podem ser descartadas se necessário. Algumas aplicações para luvas revestidas de látex incluem construção, montagem geral, manuseio de materiais, paisagismo e jardinagem.
A borracha de nitrilo (NBR) resiste à gordura, óleo e outros produtos à base de petróleo e é resistente à água ou à prova d'água (se totalmente revestida). O revestimento é aplicado à luva quer como um revestimento de espuma ou um revestimento de acabamento sólido. A variação permite uma maior aderência na versão de espuma, tornando esta luva revestida uma boa escolha para tarefas que exigem um elevado grau de destreza e sensibilidade onde a pegada é importante, como o no caso do manuseio de pequenas peças oleosas ou molhadas.

Luvas de poliuretano, devido à resistência do polímero, fornecem resistência extra à abrasão e desgaste prolongado. Fabricados a partir de um polímero mais limpo, eles oferecem uma sensação mais suave. Além disso, o polímero pode ser mais difícil de perfurar, proporcionando maior proteção. O revestimento fornece proteção impermeável, mas apenas resistência química limitada. A combinação de resistência e limpeza torna essas luvas ideais para trabalhos de montagem de alta tecnologia e eletrônicos, inspeção e controle de qualidade e uma excelente escolha para uso em ambientes críticos.

Tanto o PVC como o neoprene oferecem excelentes propriedades resistentes aos produtos químicos. As luvas de cloreto de polivinilo são freqüentemente utilizadas na indústria petroquímica. Luvas de neoprene fornecem excelente resistência química a uma ampla gama de produtos químicos perigosos, incluindo ácidos, álcoois, óleos e tintas. Embora luvas de neoprene ofereçam boa aderência, elas geralmente são mais grossas e mais pesadas.

Luvas revestidas com forro de algodão, misturas de poliéster, nylon texturizado, fibras de Aramida e Dyneema fornecem uma mistura de níveis de proteção e conforto. Além disso, luvas forradas estão disponíveis em algumas versões: cobertura completa para proteção completa à prova de líquidos ou à prova de produtos químicos; Palma, dedo e cobertura do dedo para uma luva respirável; E cobertura de palma, dedo e junta. Seja qual for a cobertura do revestimento, todos podem ser texturizados ou têm acabamentos mais espessos para melhor agarrar.
Além das luvas forradas especializadas como mencionado acima, há uma miríade de luvas revestidas do jérsei ou luvas revestidas da lona (frequentemente usadas por pintores) que estão disponíveis em qualquer loja de ferragem.

Luvas resistentes ao corte

Luvas resistentes ao corte são usadas quando os trabalhadores correm o risco de serem cortados por equipamentos ou pelos produtos que estão entregando. Para processamento de alimentos, aplicações industriais ou de montagem, usar luvas com fibras de Kevlar ou Dyneema são preferidas por causa de seu nível de conforto. Há também Kevlar-malha, luvas contendo fibras de metal que oferecem propriedades resistência maior a cortes. E para alcançar um alto grau de resistência ao corte, existem luvas pesadas de malha metálica, usadas nas indústrias de carnes e aves e alimentos. Um último comentário a respeito de luvas de malha resistentes ao corte, usadas na preparação e processamento de alimentos: é preferível que as luvas sejam feitas com um fio contínuo, fibras resistentes ao corte (não fiado) para uma luva mais fácil de limpar.

Enquanto o Kevlar oferece uma alta resistência à tração que é cinco vezes mais forte do que o aço, Dyneema fibras, uma marca de fibras de polietileno, são projetados para ser 10 a 15 vezes mais forte do que o aço por peso. Muitas vezes, estas fibras sintéticas tendem a ser escorregadias, por isso, enquanto protegem contra cortes, a adição do revestimento garante uma aderência mais segura.

Luvas descartáveis

Luvas descartáveis, muitas vezes utilizadas no processamento de alimentos ou na linha de montagem, bem como uma infinidade de outras indústrias, estão disponíveis em borracha de látex, nitrilo, polietileno, PVC e vinil.

Com relação ao processamento e manipulação de alimentos, luvas descartáveis estão disponíveis em uma variedade de cores para evitar a contaminação cruzada, bem como a detecção. Além disso, há luvas descartáveis especialmente feitas de material não metálico, mas com características que garantem que, se rasgada ou cortada, pequenos pedaços das luvas sejam identificados quando passam sob detectores de metal.

Luvas de polietileno, são as descartáveis mais baratas, utilizadas para a montagem de alimentos e preparação em restaurantes ou lanchonetes. No caso do processamento de carne bovina e transformação da carne de porco, luvas de nitrilo sintéticas são uma escolha melhor, uma vez que as proteínas na carne vão quebrar o látex em questão de horas.

Luvas descartáveis também são usados em aplicações industriais e de saúde. Para aplicações industriais quando há a presença de petróleo ou produtos à base de petróleo, nitrilo descartáveis devem ser usados porque látex quebra em óleo. Para o setor de saúde, o látex é freqüentemente usado. No entanto, nitrilo ou PVC pode ser usado se houver uma preocupação de alergia ao látex.

Outros tipos de luvas

Luvas anti-vibração, como o nome indica, são usadas para a proteção de tarefas altamente especializadas, como operar motosserras, trituradores, pistolas de pregos, lixadeiras e qualquer máquina que produz alto nível de vibrações ou onde o indivíduo é exposto ao excesso de vibração. Estas luvas fornecem estofamento extra para ajudar a evitar a síndrome de vibração mão-braço (HAVS) que muitas vezes ocorre a partir de exposição repetida à vibração.
As luvas elétricas de perigo devem ser usadas sempre que estiverem trabalhando em equipamentos elétricos gerais, elevadores, passarelas móveis, piscinas, fontes, circuitos e interruptores de ramificação, passeios de carnaval, sistemas de energia de emergência e sistemas solares fotovoltaicos, etc. Luvas devem ser usadas quando se trabalha em veículos híbridos com baterias de alta tensão.

Luvas elétricas de perigo são classificadas pela seção 70E da NFPA e são classificadas com base na quantidade de tensão que um trabalhador pode ser exposto a se chocada por uma corrente elétrica. E, claro, OSHA - 29 CFR, parte 1910.138 é muito claro que essas luvas são necessárias.
Luvas de uso geral estão disponíveis em jersey, lona ou malhas de corda, e são colocados em duas classificações básicas: luvas de motoristas e luvas de couro de palma.

Luvas de motoristas (nota: motoristas é um termo genérico para este tipo de luva) são luvas de couro finas para uso geral. Eles permitem boa destreza, proporcionando proteção ao mesmo tempo. Eles protegem a mão inteira da abrasão e punções, e são uma luva confiável e confortável para uma grande variedade de trabalhos.

As luvas de palma de couro proporcionam a máxima proteção contra perigos abrasivos e de perfuração. Elas são feitas de algodão durável ou lona com palmas de couro e dedos. Estas luvas vêm com punhos de malha, reforçada 2 ½ polegadas algemas de segurança ou punhos de luva reforçada e estão disponíveis em uma versão forrada para o tempo frio.

Luvas de alta temperatura

Luvas resistentes ao calor são uma entidade em si. Existem luvas resistentes ao calor que são resistentes ao fogo, resistentes ao calor, à convecção ao calor ou a todas as três. A extremidade inferior de luvas resistentes ao calor são luvas de tecido terry semelhantes a toalhas grossas ou suportes de cozinha. Misturas de Kevlar, bem como outras fibras semelhantes, são resistentes ao corte, bem como resistente ao calor. E, claro, há toda uma variedade de luvas de alta temperatura usadas em fundições, bem como luvas de soldador e luvas de bombeiro, que todos são feitos de couro de alta qualidade com forros de calor. Uma tecnologia mais recente - fibras de carbono-X - é amplamente utilizada em esportes a motor de alto desempenho e está se tornando muito popular para alta resistência ao calor, chama e faíscas. Elas também são muito confortáveis e finas, permitindo uma destreza extra.

Luvas de soldador

As luvas de soldagem são feitas de couro com painéis resistentes ao calor. Existem modelos MIG e TIG, bem como luvas mais finas para trabalhar com diferentes tipos de soldagem ou soldagem de peças pequenas. Estas luvas mais finas permitem um maior nível de destreza que é necessário quando se trabalha com itens intrincados ou pequenos. Uma característica especial de luvas de soldagem eficaz são suas costuras confeccionadas com fibras de Kevlar, que são cinco vezes mais fortes do que o aço e são resistentes a chama e ao calor. Estas fibras protegem as costuras da degeneração devido à exposição à abrasão, calor, faíscas ou chamas.
Luvas de alta visibilidade estão disponíveis em cores de laranja ou amarelo de segurança e possuem versões diurnas ou noturnas. A diferença é que as versões noturnas têm remendos retro-reflexivos ou elementos para refletir feixes de luz traseiros.

Luvas mecânicas

As luvas mecânicas (que são usadas por outros trabalhadores além da mecânica também) são feitas de materiais híbridos e compostos, incluindo couro, couro sintético, materiais à prova de água, fibras de alto desempenho ou acabamentos sintéticos. Estas luvas são finas, o que permite alta destreza, e são muito duráveis. Existem versões com os dedos ou sem dedos e alguns oferecem aderência adicional de camadas ou padrões para manusear caixas ou chapas metálicas. E porque este é um genérico “catch-all”, nome para uma luva para todos os fins, há uma variedade de versões e visuais diferentes.

Mais do que apenas mãos

A proteção do braço, ou mangas que oferecem a resistência do corte e do calor, são frequentemente negligenciadas. Existem luvas que têm mangas embutidas, mas também há mangas que podem ser comprados separadamente.
Existem várias boas razões além do preço para comprar a manga separada da luva. Por exemplo, as mangas podem durar mais do que as luvas devido à menor exposição a materiais abrasivos ou a calor. Portanto, substituir as luvas quando necessário é mais econômico que a compra de uma luva que tenha as mangas embutidas. Além disso, alguns trabalhadores podem precisar apenas de uma manga, porque apenas um braço está exposto a elementos perigosos. Além disso, existem várias versões diferentes de peso e corte e resistência ao calor que pode ser apropriado para a aplicação que permitem um melhor ajuste e conforto.
Como você pode ver, as luvas não são apenas uma correção de tamanho único para proteção das mãos. É preciso ter uma compreensão mais profunda da aplicação, antes de selecionar a solução correta para determinado trabalho.

Considerações finais

No caso das luvas, ergonomia e ajuste são muito importantes. Se a luva não é dimensionada corretamente, os trabalhadores podem compensar usando mais força, o que pode levar a outros problemas de mão e lesões além das previstas. Muitas vezes as luvas são removidas pelo colaborador porque o ajuste não é certo, tornando o risco de lesão iminente, mesmo a despeito do esforço de técnicos de segurança e gestores comprometidos com soluções eficientes.
Em resumo, como um profissional de segurança, é seu dever educar-se sobre as ferramentas certas para proteger seus trabalhadores ou você mesmo. A grande quantidade de informações sobre luvas - bem como a extensa variedade de luvas disponíveis - pode ser assustadora. Certifique-se de fazer as perguntas certas ao selecionar uma luva para uma determinada aplicação. Usando a luva certa para a tarefa, a segurança terá um resultado satisfatório para o seu investimento.

Ainda sem comentários.

Deixe seu comentário