Conheça o parecer da NIOSH-EUA sobre a utilização de lentes de contato em ambiente químico

Desde 1978, o Instituto Nacional Americano de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH-EUA) recomenda que os trabalhadores não usem lentes de contato durante o trabalho com produtos químicos que apresentem irritação ocular ou risco de ferimentos [NIOSH 2004]. Esta política foi recomendada pelo Programa de Conclusão de Padrões de 1978 e baseia-se na "melhor opinião profissional dos membros da comissão baseada em dados da literatura" [NIOSH 1978]. A política também era consistente naquela época com a prática geral da indústria, regulamentos da OSHA (Occupational Safety and Health Administration) e recomendações de grupos profissionais como a American Chemical Society.

Ilustração

Prática corrente

Recentemente, vários grupos emitiram novas diretrizes que removem a maioria das restrições anteriores ao uso de lentes de contato no ambiente industrial. Esses grupos incluem a Associação Americana de Optometria, o Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental, a Academia Americana de Oftalmologia, a American Chemical Society e Prevent Blindness America. NIOSH revisou estas novas diretrizes, bem como a literatura limitada sobre o uso de lentes de contato em um ambiente químico e a potencial absorção de produtos químicos por lentes de contato. Além disso, o NIOSH revisou as políticas da empresa sobre o uso de lentes de contato e lesões envolvendo lentes de contato entre um pequeno número de empresas de fabricantes de produtos químicos. Algumas dessas empresas continuam a restringir o uso de lentes de contato em suas configurações de trabalho, mas outros têm relaxado suas restrições.

Estudos Experimentais

Em geral, não existem dados de lesões que indiquem claramente que a utilização das lentes de contato deve ser restrito durante o trabalho com produtos químicos perigosos. No entanto, sempre é necessária proteção ocular adequada. Apenas uma pesquisa limitada foi realizada sobre os riscos de usar lentes de contato ao trabalhar com produtos químicos específicos. Vários estudos laboratoriais têm focado na absorção e adsorção de ácidos, bases e outros solventes por lentes de contato [LaMotte et al. 1995; Hejkal et ai. 1992; Nilsson and Andersson 1982]. Nestes estudos experimentais, vários materiais de lentes foram expostos a produtos químicos durante períodos prolongados usando frascos ou animais. Os resultados sugerem que a absorção de lentes de contato e liberação de produtos químicos para o tecido ocular não é suscetível de ser um problema significativo para os trabalhadores que usam lentes de contato. No entanto, um laboratório similar, durante estudo in vitro, indicou que o isopropilo e álcool etílico podem representar riscos para os trabalhadores que usam lentes de contato [Cerulli et al. 1985].

Em todos esses estudos, os pesquisadores examinaram a resistência das lentes de contato a exposições químicas sob condições de teste. Não examinaram as exposições químicas reais nos trabalhadores e não examinaram a utilização de proteção ocular adequada simultaneamente com o uso de lentes de contacto. O uso de lentes de contato em algumas circunstâncias proporciona aos trabalhadores maior escolha de proteção para os olhos e rosto (como óculos de proteção ou respiradores de máscara completa), bem como uma melhor acuidade visual. No entanto, o risco é desconhecido para usuários de lentes de contato em comparação com não usuários, trabalhando com produtos químicos. Atualmente, a OSHA recomenda de forma contrária ao uso de lentes de contato quando se trabalha com acrilonitrilo, cloreto de metileno, 1,2-dibromo-3-cloropropano, óxido de etileno e metilen-dianilina. Estas recomendações são presumivelmente baseadas no melhor julgamento profissional, uma vez que não existem bases específicas nos preâmbulos destes padrões.

Recomendações

A NIOSH recomenda que os trabalhadores sejam autorizados a usar lentes de contato ao manusear produtos químicos perigosos desde que as diretrizes de segurança listadas aqui sejam seguidas e que as lentes de contato não sejam proibidas por regulamento ou contra-indicadas por recomendações de higiene médica ou industrial. No entanto, as lentes de contato não são dispositivos de proteção ocular, e não reduz a exigência de proteção dos olhos e rosto. As seguintes diretrizes para o uso de lentes de contato em um ambiente químico ajudará profissionais de segurança e saúde ocupacional e empregadores a implementar com segurança a política de uso de lentes de contato:

1. Conduzir uma avaliação de risco de lesão ocular no local de trabalho que inclua uma avaliação do seguinte:

  • Exposição a produtos químicos (conforme exigido pelo padrão de equipamentos de proteção pessoal da OSHA [29 CFR * 1910.132])
  • Desgaste da lente de contato
  • Proteção adequada dos olhos e do rosto para usuários de lentes de contato

A avaliação do risco de lesão ocular deve ser realizada por uma pessoa competente e qualificada, como um higienista industrial certificado, um profissional de segurança certificado ou um toxicologista. As informações da avaliação de risco devem ser fornecidas ao médico assistente de saúde ocupacional ou médico de medicina do trabalho. A avaliação da exposição química de todos os trabalhadores deve incluir, no mínimo, uma avaliação das propriedades dos produtos químicos em uso - incluindo concentração, limites de exposição permitidos, propriedades conhecidas de irritação / lesões oculares, forma química (pó, líquido ou vapor), e possíveis vias de exposição. A avaliação para os usuários de lentes de contato deve incluir uma revisão das informações disponíveis sobre a absorção e adsorção de lentes para a classe de produtos químicos em uso e um cálculo com base na experiência de ferimento para o empregador ou a indústria, se conhecida.

2. Proporcionar proteção adequada para os olhos e rosto para todos os trabalhadores expostos a riscos de lesões oculares, independentemente do desgaste das lentes de contato. O uso de lentes de contato não parece exigir maior proteção dos olhos e da face. Para riscos químicos de pó de vapor, líquido ou cáustico, a proteção mínima consiste em óculos de proteção bem ajustados, não ventilados ou indiretamente ventilados ou respiradores de máscara completa. Óculos de segurança com proteção lateral proporcionam proteção química limitada, mas não impedem que os produtos químicos contornem a proteção. Os trabalhadores devem usar protetores faciais sobre outros óculos de proteção quando necessário para proteção facial adicional; Mas eles não devem usar protetores faciais em vez de óculos de proteção ou óculos de segurança - independentemente do desgaste das lentes de contato.

3. Estabelecer uma política escrita que documenta os requisitos gerais de segurança para o uso de lentes de contato, incluindo a proteção ocular e facial necessária e quaisquer restrições de uso de lentes de contato por local de trabalho ou tarefa. Além de fornecer a formação geral exigida pelo padrão de equipamento de proteção pessoal, fornecer treinamento sobre o uso de lentes de contato, exposição de produtos químicos que podem afetar usuários de lentes de contato e primeiros socorros para usuários de lentes de contato com um produto químico exposição.

4. Cumprir os regulamentos sobre o desgaste das lentes de contato e a proteção dos olhos e da face.

5. Avise os trabalhadores e visitantes sobre quaisquer áreas definidas onde as lentes de contato são restritas.

6. Identificar para os supervisores todos os usuários de lentes de contato que trabalham em ambientes químicos para garantir que a avaliação de perigo adequada seja concluída e os equipamentos adequados de proteção ocular e primeiros socorros estejam disponíveis.

7. Formar pessoal médico e de primeiros socorros na remoção de lentes de contato e ter o equipamento apropriado disponível.

8. No caso de uma exposição química, iniciar imediatamente a irrigação ocular e remover as lentes de contato logo que possível. Não atrasar a irrigação enquanto aguarda a remoção da lente de contato.

9. Instrua os trabalhadores que usam lentes de contato a remover as lentes nos primeiros sinais de vermelhidão ou irritação do olho. As lentes de contato devem ser removidas somente em um ambiente limpo após os trabalhadores ter lavado completamente as mãos. Avalie o desgaste contínuo da lente com o trabalhador e o oftalmologista ou optometrista que prescreve. Incentivar os trabalhadores a inspecionar rotineiramente suas lentes de contato por dano e / ou substituí-las regularmente.

10. Avalie as restrições sobre o desgaste das lentes de contato caso a caso. Leve em consideração as exigências visuais dos trabalhadores individuais que usam lentes de contacto como recomendado por um oftalmologista qualificado ou optometrista.

Estas recomendações são para trabalhar com perigos químicos. Eles não abordam os riscos de calor, radiação, ou alta poeira ou ambientes de alta-partículas.

2 respostas

  1. Thiago santana
    Excelente artigo. Obrigado por compartilhar!
    • admin
      Omg Thiago. Estamos sempre atualizando nosso blog, conforme as novidade vao surging. ;-)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.